O crédito consolidado é uma solução que ainda não é amplamente conhecida no Brasil. Mas que pode ser muito vantajosa ao brasileiro que paga diversas parcelas de empréstimo todo mês.

Imagine não ter mais que estar sempre atento à todas as parcelas que vencem em datas diferentes e devem ser pagas. Ou, diminuir o valor total das dívidas e mensalidades de empréstimos para que você possa respirar mais aliviado.

Taxas de juros a partir de 1,99%* ao mês

*Sem contar impostos

Visit
De R$2.500 até R$50.000

Taxas de juros do crédito pessoal variam de 1,9% a 9,90%

Dinheiro na conta em até 1 dia útil

Visit

Taxa baixinha, só 1,99%*

* Consulte CET no momento da contratação

Visit

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas o crédito consolidado pode fazer isso e algumas coisas mais. Neste momento você deve estar pensando:

Como esse crédito pode oferecer todas estas vantagens?

É sobre isso que vamos falar neste artigo completo. Vamos ver todas as vantagens e desvantagens do crédito consolidado, continue lendo.

O que é crédito consolidado? Como funciona?

Vamos começar entendendo o que é exatamente o crédito consolidado e como ele funciona com mensalidade única.

O crédito consolidado é uma espécie de crédito pessoal que unifica todos os empréstimos de um consumidor em única mensalidade. Ou seja, juntar todos os créditos em um só, assim o consumidor não paga várias mensalidades.

Desta forma o consumidor passa a pagar apenas uma única mensalidade e pode renegociar o valor total em condições diferentes. Se preferir, pode renegociar todas as dívidas para parcelas menores para desafogar seu orçamento mensal com o pedido de créditos.

O processo é intermediado por uma instituição financeira escolhida pelo consumidor que unifica todas as dívidas em uma. O consumidor pode solicitar ao banco ou instituição financeira a qual possui um bom relacionamento para fazer este processo com dívidas de outros bancos.

Dependendo do relacionamento do consumidor com a instituição financeira ele pode conseguir condições adicionais de créditos e mensalidades. Alargar o tempo de financiamento diminuindo a parcela ou conseguindo financiamento extra. Vários bancos, fintechs e instituições financeiras oferecem empréstimo consolidado aos seus usuários.

crédito consolidado

Vantagens

Para o consumidor que já conta com mais de duas prestações mensais de empréstimos diferentes todo mês, o crédito consolidado pode oferecer diversas vantagens que podem fazer a diferença em sua saúde financeira. Confira as principais:

Unificação dos créditos

A primeira grande vantagem da consolidação de créditos é que ele unifica todos os empréstimos do consumidor em um. Isso significa que o consumidor pode se organizar melhor com apenas uma parcela após fazer o pedido de créditos.

Claramente este processo facilita a vida do consumidor que pode focar seus esforços em outras áreas de sua vida financeira.

Diminuição de parcelas

Outra grande vantagem é a possibilidade da diminuição da parcela ou mensalidades dos empréstimos. Ou seja, o consumidor pode solicitar uma parcela total menor do que a soma das prestações mensais que pagava.

Em casos de consolidação de créditos é muito comum que as instituições financeiras até ofereçam o serviço ao consumidor. Desta forma ele pode desafogar as suas prestações mensais além de simplificar o seu pagamento.

Condições de crédito

É possível encontrar diversas outras condições vantajosas em crédito pessoal consolidado que são oferecidas pela instituição financeira. Geralmente, quanto melhor o relacionamento do consumidor com o banco, melhores as condições como o financiamento extra.

Podem ser desde um crédito adicional, juros mais baixos, financiamento extra até condições de pagamento mais flexíveis. Neste momento é importante pesquisar pela melhor oportunidade dentro das instituições bancárias.

Desvantagens

Como nem tudo são flores, o crédito consolidado também possui as suas desvantagens e é importante que saibamos quais são elas:

Prazo de pagamento maior

Com a unificação dos empréstimos e a diminuição das parcelas, geralmente o prazo de pagamento é aumentado. Isso significa que você levará mais tempo para pagar todos os seus empréstimos.

Este é o preço que o consumidor paga pelo maior conforto com parcelas menores, onde os bancos podem tirar vantagem.

Taxa de juros maior

Tanto com um prazo de pagamento maior quanto com a unificação dos empréstimos os juros podem aumentar. Na grande maioria dos casos a porcentagem de juros é aumentada pela instituição financeira.

Ou pode ser maior pois o período de pagamento aumenta e isso faz com que o consumidor pague um pouco a mais do que inicialmente pagaria. Como todo empréstimo, oferece algumas vantagens em troca de um preço e cabe ao consumidor ponderar se vale a pena.

crédito consolidado

Como conseguir o seu crédito consolidado?

Para conseguir o seu crédito consolidado, basta atender aos requisitos básicos e seguir um passo a passo. Os requisitos básicos são: Possuir mais de um empréstimo em andamento, ter um bom relacionamento com uma instituição bancária que possui o empréstimo consolidado em seu catálogo e um bom histórico de pagamento.

Solicite o crédito em seu banco preferido

Escolha a sua instituição bancária preferida para solicitar o empréstimo consolidado e de preferência solicite diretamente com um gerente. Desta forma você pode explicar com maior clareza quantos empréstimos você possui e quais os valores.

Com estes dados em mãos o banco pode avaliar melhor quais as opções que pode te oferecer.

Apresente os documentos necessários

O próximo passo é apresentar todos os documentos comprobatórios das informações que foram repassadas anteriormente. É importante ter em mãos os documentos para que o processo possa ser mais ágil.

Aguarde a análise de crédito

O processo de pedido de créditos neste caso pode ser rápido e eficiente já que o banco possui a maioria das informações necessárias. Isso agiliza o processo que geralmente não passa de dois dias úteis, mas pode ser respondido até mesmo no dia de solicitação.

Escolha as opções de crédito consolidado oferecido

Após o pedido de crédito, o seu banco te oferecerá as opções disponíveis para créditos consolidado. Isso inclui também as vantagens como diminuição de parcela, juros mais baixos, financiamento extra e flexibilização de parcelas.

Avalie com cuidado as opções e escolha aquela que se encaixar melhor em suas necessidades.

Quais documentos são necessários para contratar um crédito consolidado?

O processo de contratação de um crédito consolidado pode ser bem simples e rápido na maioria dos casos. Como dissemos, eles são oferecidos aos consumidores com um bom relacionamento com seus bancos. Por isso todo o processo é facilitado pela razão do banco já conhecer o contratante.

Os documentos necessários para o pedido de crédito pessoal são:

  • Documento oficial com foto (Identidade Nacional)
  • CPF
  • Holerite, Extrato bancário dos últimos 6 meses, DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), Carteira de Trabalho ou imposto de renda
  • Comprovante de residência (Conta comum registrada no endereço com o nome do solicitante)
  • Documentos relacionados aos outros empréstimos

Com estes documentos em mãos, o consumidor pode fazer o seu processo de pedido de créditos que geralmente não demora mais do que dois dias úteis.

crédito consolidado

Quais os riscos de fazer um crédito consolidado

Ao contratar um crédito consolidado o consumidor deve estar sempre atento à alguns riscos comuns deste tipo de créditos. Em geral, nós já falamos sobre os principais riscos deste tipo de empréstimo aqui neste artigo no tópico de desvantagens.

O prazo de pagamento maior pode ser o maior risco que o consumidor corre ao fazer a pedido de créditos. Pois o prazo de pagamento é comumente aumentado para oferecer melhores prestações mensais ao consumidor.

Porém, isso significa que ele pagará um valor maior no fim de seu contrato, seja pelos juros ou por outras tarifas. Outro risco comum neste tipo de créditos é a prática comum de aumentar a taxa de juros na contratação.

É claro, isso varia muito para cada situação ou instituição bancária. Porém pode ludibriar o consumidor no curto prazo para o problema que se forma no longo prazo. Desta forma o consumidor pode acabar descobrindo tarde que o preço que pagou pelo conforto pode ter sido caro demais.

Principais cuidados na hora de contratar um crédito consolidado

Existem alguns cuidados básicos que todos os que querem contratar um crédito consolidado deve ter para não ter problemas posteriormente. Os principais são:

Avaliar as condições

Ao entrar em contato com a instituição bancária na qual você possui um bom relacionamento avalie as condições impostas. Condições para que os créditos sejam concedidos a você e quais os motivos pelos quais estas condições foram definidas.

Desta forma você entenderá melhor onde pode chegar em caso de negociação das condições com o gerente de seu banco.

Ter paciência na contratação

Decisões tomadas com pressa geralmente se mostram como decisões ruins. Isso acontece quando o consumidor vai com sede ao pote e não avalia todos os cenários e possibilidades de forma eficiente.

Em geral são levados pela ideia de dinheiro no bolso e maior conforto nas prestações mensais dos próximos meses. Entenda todas as nuances do processo para conseguir um acordo que seja justo e que atenderá às suas necessidades.

Não hesitar em pesquisar

Caso a sua instituição bancária não oferecer o acordo de crédito que você precisa não hesite em procurar outra. Muitos ficam presos aos seus bancos por terem um relacionamento profissional forte com ele. Porém, se o consumidor possui um bom histórico de pagador, será bem recebido em outros bancos.

Bancos que podem, quem sabe, oferecer condições de crédito consolidado mais vantajosas. Então não hesite em pesquisar.

Como saber qual o crédito consolidado certo?

Para saber qual a proposta de crédito consolidado certo para a sua situação é necessário responder algumas perguntas, confira:

O crédito consolidado melhorará a sua saúde financeira?

Esta pergunta pode ser respondida se a proposta de empréstimo consolidado possui valores que te darão alivio financeiro. Alivio o bastante para que você possa manter o seu estilo de vida e trabalho pagando a sua parcela única. Tudo isso sem maiores problemas.

O crédito consolidado comprometerá a sua renda no longo prazo?

Pode até ser que a parcela mensal diminuiu no acordo, mas a que custo?

Faça as contas e entenda quais taxas aumentaram e quantas parcelas a mais você pagará. Compare com o valor da dívida antiga para entender se há uma grande discrepância entre eles. Uma diferença que possa diminuir a sua qualidade de vida a longo prazo não vale a pena contratar.

crédito consolidado

Onde conseguir um empréstimo consolidado?

Conseguir o seu crédito consolidado é mais simples do que a maioria pensa. Isso acontece, pois, a maioria dos brasileiros ainda não se deram conta desta opção de créditos.

Mas, a procura pelo melhor crédito consolidado pode ser feita nas seguintes instituições:

  • Instituições financeiras
  • Bancos digitais ou tradicionais
  • Fintechs financeiras

Todas estas instituições e plataformas oferecem este tipo de crédito aos seus usuários. Em geral, a opção de empréstimo consolidado é oferecida apenas àqueles que possuem um bom relacionamento com o banco. E que também possuem vários empréstimos registrados com um bom histórico de pagamento.

Estas são as condições perfeitas para que o crédito consolidado online seja facilmente contratado pelo consumidor sem maiores problemas. Ou até mesmo pode ser feito um simulador credito consolidado.

Perguntas frequentes