Um método antigo que ainda é muito útil e popular entre os consumidores brasileiros mais experientes. O empréstimo com cheque, este tipo de crédito pode não ser conhecido entre as gerações mais recentes.

Nunca tivemos tantas opções de crédito no mercado como temos atualmente. As novas plataformas financeiras como os bancos digitais e fintechs trouxeram uma grande variedade de opções.

Taxas de juros a partir de 1,99%* ao mês

*Sem contar impostos

Visit
De R$2.500 até R$50.000

Taxas de juros do crédito pessoal variam de 1,9% a 9,90%

Dinheiro na conta em até 1 dia útil

Visit

Taxa baixinha, só 1,99%*

* Consulte CET no momento da contratação

Visit

Opções que atendem os mais específicos perfis de consumidor e situações. Tanto para investir em negócios ou acertar contas atrasadas e sair do vermelho.

Apesar de pouco utilizado atualmente o empréstimo cheque ainda possui esta popularidade entre os mais experientes. O problema é que muitos não sabem como utilizar este tipo de crédito. Por isso, neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o empréstimo com cheque, continue lendo.

empréstimo com cheque

O que é empréstimo com cheque? Como funciona?

O empréstimo com cheque é um tipo de empréstimo pessoal que utiliza cheques nominais ou cheque pré datado como garantia. Ou seja, o cheque é a garantia de que o pagamento da parcela do crédito contratado será pago corretamente.

Neste caso, se o consumidor quiser contratar um empréstimo pessoal com cheque com 12 parcelas, deve preencher 12 folhas de cheque. Cada folha deve ser devidamente preenchida com a data do mês de pagamento da parcela e será guardada pela financeira.

E então a financeira faz o depósito todo mês deste cheque preenchido pelo consumidor do crédito com cheque de garantia. O valor então é normalmente retirado da conta corrente. Desta forma o consumidor deve possuir dinheiro o suficiente em sua conta corrente para que seja debitado.

Caso contrário a financeira poderá considerar o não pagamento e incluir o nome do consumidor em órgãos de proteção ao crédito. E como qualquer tipo de empréstimo pessoal, é necessária uma análise de crédito que dirá se, e como o empréstimo pessoal será feito e quais as taxas de juros.

Onde fazer um empréstimo com cheque?

Como sabemos, os cheques não são mais tão utilizados como antigamente. Isso porque formatos mais práticos e eficientes de movimentação monetária foram criados. O mercado se modernizou de forma digital oferecendo diversas ferramentas com maiores vantagens.

Diversas plataformas financeiras nasceram também, fintechs e bancos digitais surgiram para desburocratizar e baratear processos. Estas empresas não oferecem o empréstimo pessoal com cheque pois não utilizam o cheque como um método de pagamento.

Porém, ainda existe opções de instituição financeira e com um bom tempo de mercado que ainda oferecem este crédito. Isso acontece, pois, estas financeiras ainda trabalham com o cheque ou cheque pré datado em algum nível de seus serviços.

Com uma pesquisa simples por uma instituição financeira tradicional é possível encontrá-la. Em sua maioria possuem grande reputação e popularidade no Brasil e registro no banco central.

empréstimo com cheque

Quais são as taxas de juros?

Para empréstimo pessoal com cheque as taxas de juros são geralmente mais baixas que outros tipos de empréstimos comuns. Isso inclui os empréstimos com cartões de crédito, empréstimo cheque especial e crédito rotativo do cartão.

O motivo para isso é que o cheque ou cheque pré datado pode servir como um compromisso escrito de que o credor fará o pagamento de seus débitos. Por outro lado, as financeiras ainda lidam com a possibilidade do credor não possuir o valor necessário em conta corrente.

E por isso a taxa é um pouco abaixo aos tipos de empréstimos que citamos anteriormente. Mas ainda é alta em relação aos créditos mais utilizados e populares. A taxa de juros do crédito com cheques pré datados pode girar em torno de 5% a 5,8%. a.a.

No fim do processo de contratação do empréstimo pessoal com cheque a financeira decide a porcentagem de taxa de juros. Esta decisão é feita baseada na análise de crédito pessoal feita a partir do perfil financeiro do consumidor.

Qual o prazo para pagar um empréstimo com cheque?

O prazo definido em um empréstimo online pode variar de acordo com a financeira escolhida pelo consumidor. Porém, este prazo também está diretamente ligado ao número de folhas no talão de cheques do solicitante.

Por isso, o prazo para pagar empréstimos com cheque não costuma variar mais do que entre 4 e 36 vezes ou meses. Em geral é este o prazo de pagamento que você encontrará em financeiras que oferecem este tipo de crédito pessoal.

Algumas condições de pagamento podem ser oferecidas por estas financeiras como atrativo. Mas o prazo de pagamento não varia mais do que entre 4 e 36 vezes.

empréstimo com cheque

Como pedir um empréstimo com cheque?

Assim como a grande maioria dos empréstimos que podemos encontrar no mercado, o empréstimo pessoal com cheque tem um processo simples. Veja o passo a passo:

  • Pesquise por uma financeira, banco ou correspondente bancário confiável

Avalie a corretora pela sua reputação e número de cadastro no banco central para atestar a sua confiabilidade.

  • Avalie as condições de empréstimo oferecidas

Entre as financeiras que oferecem o crédito com cheque é comum encontrar condições de pagamento variadas. Avalie e escolha aquela que atende melhor ao seu perfil e necessidade.

  • Escolha o tipo de empréstimo com cheque

Escolha os detalhes do seu empréstimo via cheque ou cheque pré datado e diga a financeira o que você precisa.

  • Reúna e entregue os documentos necessários

Entregue os documentos que a financeira exigir para que o processo possa ser iniciado.

  • Aguarde a análise de crédito

A análise de crédito pode levar até 2 dias úteis dependendo da financeira, basta aguardar a resposta para conferir as taxas de juros.

Quais os documentos necessários para solicitação de empréstimo com cheque?

Os documentos necessários para a contratação de um crédito com cheque são basicamente os mesmos que a maioria dos créditos. A grande diferença é a apresentação do talão de cheques do consumidor.

Separamos os documentos nesta lista abaixo:

  • Documento oficial com foto
  • CPF
  • Talão de cheques
  • Comprovante de residência (Qualquer conta em seu nome com o endereço de residência)
  • Comprovante de renda (Imposto de renda ou extrato bancário dos últimos 6 meses)

Reunindo estes documentos o consumidor já pode solicitar uma análise de crédito junto a financeira que escolher. A avaliação pode levar até dois dias úteis e quanto melhores as condições do consumidor mais rápido o processo.

Perguntas mais comuns sobre empréstimo para autônomo