Toda empresa, não importa o tamanho passará por algum tipo de apuros durante seu tempo em atividade. É neste ponto que o empréstimo empresarial pode ser o apoio necessário para continuar.

É mais comum ainda em tempos adversos como o que estivemos passando os últimos anos. Diversas empresas tiveram de fechar as suas portas por problemas financeiros.

Taxas de juros a partir de 1,99%* ao mês

*Sem contar impostos

Visit
De R$2.500 até R$50.000

Taxas de juros do crédito pessoal variam de 1,9% a 9,90%

Dinheiro na conta em até 1 dia útil

Visit

Taxa baixinha, só 1,99%*

* Consulte CET no momento da contratação

Visit

Em um cenário como este, o empréstimo muitas vezes se apresenta como a única opção viável. É neste ponto que o empresário deve estar preparado para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Pensando em você, meu caro empresário, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre empréstimo empresarial. Papel e caneta em mãos, sente-se confortavelmente e continue lendo.

O que é empréstimo empresarial? Como funciona o empréstimo empresarial?

Vamos começar pelo básico e explicar o que é, e como funciona o empréstimo empresarial.

O empréstimo empresarial é uma das várias formas de crédito oferecida por bancos, correspondente bancário e financeiras. O que diferencia o empréstimo empresarial de outros é que este é focado em empresas, ou seja, CNPJ.

Não importa o seu tamanho, pequenas e médias empresas e até as de grande porte podem encontrar ofertas de empréstimo empresarial. São empréstimos com maior número de opções para o empresário que podem ajudar em diferentes estágios da empresa.

Pode ser utilizado para financiar uma boa ideia de negócio quando o empreendedor não possui capital. Ou pode salvar um negócio da falência que está no vermelho.

O empreendedor pode solicitar o empréstimo diretamente em um banco, financeira, fintech ou correspondente bancário. Deve fornecer documentos necessários e relatar a finalidade do dinheiro emprestado, em sua maioria, garantias de empréstimo.

As garantias podem ser o crédito que o nome da empresa possui, bens da empresa ou ativos em geral. Após a solicitação o banco ou correspondente bancário faz a análise do empréstimo que pode levar alguns dias. Este tempo pode variar de acordo com a solicitação que a pessoa jurídica apresentou.

E após o período de avaliação, a pessoa jurídica recebe a resposta. Se for confirmado pode receber o valor total em alguns dias.

empréstimo empresarial

Tipos de empréstimos para empresas

Uma das grandes vantagens de empréstimos para empresas é que existem vários tipos diferentes que atendem diferentes necessidades no negócio. E ao contrário do financiamento, possui taxas mais baixas.

Listamos todas as principais e falaremos sobre cada uma abaixo:

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é o tipo de crédito para empresas mais utilizado. Justamente por ter uma análise de crédito mais rápida e simples que os demais.

Aqui a pessoa jurídica apresenta um bem como garantia no empréstimo. O banco, instituições financeiras ou correspondente bancário faz a análise de crédito, avalia o bem e aprova o crédito.

Aos olhos da instituição financeira o bem como garantia diminui as chances de que a empresa se torne inadimplente. É comum que a pessoa jurídica ofereça carros e imóveis como garantia o que agiliza a avaliação.

P2P

P2P ou Peer to Peer é um tipo de empréstimo empresarial online onde empresas e pessoas físicas podem oferecer empréstimos a outras empresas. Isso acontece por meio de um grupo que intermedia estas oportunidades, normalmente aplicativos.

As empresas criam o seu perfil financeiro com seu histórico, informações e bens. Com este perfil financeiro em mãos, empresas e pessoas físicas fazem a análise de crédito e decidem investir ou não.

Crédito para empresas do BNDES

Este é o crédito para empresas mais utilizado no Brasil. O BNDES é um banco nacional que oferece uma linha de crédito para pequenos e médios negócios.

Além de uma linha de crédito com taxas de juros que giram em torno de 1,3% a.m. O BNDES também oferece um cartão de crédito que compra exclusivamente equipamentos e outras ferramentas diretamente com vendedores cadastrados.

empréstimo empresarial

Quais os documentos necessários para solicitação de empréstimo empresarial?

A documentação exigida para que uma empresa consiga um empréstimo empresarial é um pouco mais complicada que outros créditos.

De acordo com o SEBRAE, os documentos necessários para a análise de crédito de um empréstimo para empresas são:

Dos sócios

  • Cadastro e identidade de todos os sócios e cônjuges

Da empresa

  • CNPJ da empresa;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Contrato social, ata de constituição e estatuto ou declaração de empresário, registrados na Junta Comercial;
  • Todas as alterações contratuais registradas na Junta Comercial;
  • Ata de eleição da atual diretoria devidamente registrada na Junta Comercial;
  • Atas ou aditivos de outras alterações devidamente registrados na Junta Comercial e assinados pelos sócios e por um advogado;
  • Balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício com assinaturas do contador e administrador(es) da empresa, referentes aos 03 (três) últimos exercícios com indicação do nº das folhas e do livro diário em que foram transcritos;
  • Balanço de abertura e Previsão de Faturamento nos primeiros 12 meses (empresa em implantação);
  • Relação de vendas assinada pelo contador da empresa referente ao último exercício social, ou do período decorrido, quando a empresa não houver encerrado seu primeiro exercício social;
  • Recibo de entrega de Declaração de Imposto de Renda para empresa dispensada de apresentar balanço ao fisco federal, ou declaração de isenção, conforme o caso;
  • Autorização para consulta aos sistemas restritivos e à central de risco de credito do SISBACEN;

Dos Bens em caso de garantia

  • Escrituras dos Bens Imóveis
  • Certificados de Registros de Veículos – CRV.
empréstimo empresarial

O que é preciso avaliar antes de contratar um empréstimo para a sua empresa?

Vimos o que é necessário para contratar um empréstimo para empresas. Agora é hora de avaliar a sua situação antes de decidir solicitar a contratação deste tipo de crédito.

Existem alguns cuidados que o empresário deve tomar antes de tomar esta decisão. Afinal você está contraindo uma dívida, acompanhe o passo a passo:

  1. Avaliação e planejamento financeiro

O primeiro passo é avaliar completa e afundo as finanças da empresa, para que você entenda o tamanho do problema. Use todos os documentos contábeis e avalie a capacidade de funcionamento da empresa nos próximos meses.

A chave aqui é entender qual o tamanho do problema. E logo depois se perguntar se o empréstimo empresarial é a melhor opção.

  • Atualize o plano de negócios da empresa

Se no primeiro passo a resposta foi sim, então é hora de planejar o futuro. Em uma empresa o plano de negócios é o guia de decisões futuras.

Atualize este documento prevendo a injeção de caixa e já antevendo como a empresa custeará a nova dívida.

  • Pesquise por instituição financeira confiável

Ao pesquisar as oportunidades de empréstimo, verifique a confiabilidade da instituição financeira que a está oferecendo. Golpes de financeiras pouco confiáveis são muito comuns, então tome cuidado e tenha paciência.

  • Avalie as condições

Avalie as condições do empréstimo para entender se elas se encaixam no seu perfil e contrate se for o caso. Sempre se atentando ao prazo de pagamento e sua influência no caixa da empresa.

Erros mais comuns na hora de contratar empréstimo empresarial

Existem diversos casos de empresários cometendo erros simples que podem piorar ainda mais as suas situações. É completamente compreensível já que este tipo de crédito é procurado em tempos de grandes problemas financeiros.

Para que você não cometa estes erros, separamos os mais comuns aqui:

  • Solicitar o empréstimo para cobrir outro

O principal erro que os que empresários cometem é contratar um crédito para empresas iniciantes para cobrir outro pois não consegue pagá-lo.

Em vez de resolver o problema ele acaba criando um maior ao combinar o prazo de pagamento. Como uma bola de neve que se acumula até engolir a empresa que não tem mais capital de giro completamente.

  • Não definir o destino do crédito apropriadamente

O planejamento é parte crucial para o uso correto do crédito empresarial que a empresa recebe de um empréstimo empresarial. Ao definir o destino correto no plano de negócios o empresário está 50% do caminho de voltar aos trilhos.

Isso porque o dinheiro do crédito empresarial deve ser alocado onde a empresa precisa para sair do vermelho.

  • Confundir as contas da empresa com as pessoais

Outro grande erro dos empresários é misturar as finanças de sua empresa com as pessoais. Muitos solicitam os empréstimos empresariais para resolver problemas pessoais.

O dinheiro destinado a empresa deve estar na empresa e não na conta de pessoa física. Afinal o dinheiro pode ser a diferença entre o crescimento e a falência da empresa.

empréstimo empresarial

Dicas infalíveis para escolher o melhor empréstimo empresarial

Separamos para você aqui dicas infalíveis para você escolher o melhor empréstimo empresarial para a sua empresa, confira:

  • Busque por profissionais qualificados e confiáveis

Existem diversas financeiras e instituições bancárias oferecendo empréstimo empresarial. Porém boa parte destas empresas são fraudulentas e podem trazer uma grande dor de cabeça.

Por isso é importante pesquisar a reputação do profissional que te atender e pesquisas se esta é uma empresa séria e legal.

  • Pesquise por fintechs P2P

Uma das grandes vantagens das novas plataformas bancárias digitais são os empréstimos P2P. Estes empréstimos podem acontecer com processos simplificados e mais rápidos.

Além disso, muitos oferecem taxas de juros menores entre outras tarifas. Procure as maiores fintechs bancárias para avaliar esta opção e quais as condições necessárias.

  • Avalie os custos do empréstimo

Avalie todos os custos principais do empréstimo como:

  • CET

O custo efetivo total cet é a soma de todas as taxas principais do empréstimo. Avalie o seu valor total e se encaixa no capital de giro que sua empresa precisa.

  • Parcelas

As parcelas devem ser avaliadas com cuidado, assim o seu valor total não atrapalhará o fluxo de caixa da empresa. Assim como o prazo de pagamento, os dois devem ser avaliados.

Perguntas mais comuns sobre empréstimo empresarial