Os profissionais autônomos compõem boa parte da população brasileira, e assim como os micro e pequenos negócios precisam de ferramentas como o empréstimo para autônomo.

Em sua maioria, estes profissionais autônomos sabem exatamente como é tocar um negócio da forma mais enxuta e eficiente possível. Mas condições adversas sempre podem acontecer e o crédito para autônomo pode ser a saída do aperto ou para crescer.

Taxas de juros a partir de 1,99%* ao mês

*Sem contar impostos

Visit
De R$2.500 até R$50.000

Taxas de juros do crédito pessoal variam de 1,9% a 9,90%

Dinheiro na conta em até 1 dia útil

Visit

Taxa baixinha, só 1,99%*

* Consulte CET no momento da contratação

Visit

O problema é que muitos profissionais autônomos não sabem exatamente como contratar um empréstimo para autônomo de forma segura e confiável. Pensando nisso separamos neste artigo tudo o que você precisa saber para contratar este tipo de crédito.

Então procure uma posição confortável, papel e caneta em mãos e continue lendo.

O que é empréstimo para autônomo? Como funciona?

O empréstimo para autônomo, assim como o nome sugere, é um crédito que é destinado aos profissionais autônomos. Ou seja, pessoas físicas que trabalham por conta própria vendendo produtos ou serviços sem registrar um CNPJ.

Este empréstimo é oferecido pelos bancos, correspondentes bancários e financeiras como uma forma de alcançar mais facilmente estes profissionais. Além de fazer com que o processo de contratação de um empréstimo pessoal para autônomo seja mais simples e acessível.

A grande maioria destes profissionais tem dificuldade ao solicitar empréstimos já que os processos burocráticos podem ser grandes barreiras. Estes processos burocráticos tem o objetivo de validar o perfil pessoal daquele profissional autônomo, mas se tornou uma barreira.

Sabemos que grande parte da população brasileira é um profissional autônomo em algum nível e seu cartão de crédito pode não ser o bastante. E por isso a mobilização de grandes bancos e financeiras para o acesso ao crédito. Em geral, o empréstimo para autônomo é basicamente um empréstimo pessoal com poucas características diferentes.

Com o surgimento das grandes fintechs financeiras e bancos digitais, este tipo de crédito ganhou um grande destaque. Estas empresas de alta tecnologia tem o objetivo de tornar os processos menos burocráticos e mais baratos.

Foi exatamente o que aconteceu com o empréstimo para autônomo online, dezenas de novas oportunidades mais simples e baratas surgiram. Assim o profissional autônomo ganhou maior controle e facilidade ao contratar seu crédito para crescer ou sair do vermelho.

empréstimo para autônomo

Tipos de empréstimos para autônomo

O empréstimo para autônomo, apesar de ser muito semelhante a um empréstimo pessoal, possui algumas diferenças vitais. Para começar o empréstimo online para autônomos pode ser contratado pelo profissional em dois tipos diferentes:

Via crédito pessoal

Este empréstimo tem como base o crédito pessoal do profissional autônomo para a sua aprovação e definição e taxas de juros médias. Ou seja, todo o empréstimo será definido de acordo com histórico de crédito pessoal do autônomo.

Neste caso o banco fará uma análise de crédito baseada no histórico do autônomo principalmente em órgãos de proteção ao crédito como o SERASA. O profissional autônomo pode auxiliar no processo trazendo documentos para comprovar a renda, sua renda mensal.

Desta forma o banco pode avaliar melhor a capacidade deste profissional para pagar o valor solicitado no crédito. É importante também que o autônomo possua um cadastro positivo, já que os bancos sempre avaliam este banco de dados.

Via garantia

Neste tipo de empréstimo com garantia, o crédito é feito através do acordo de uma garantia. Ou seja, o profissional autônomo oferece um bem como uma garantia de pagamento.

Geralmente o bem oferecido é um imóvel ou um automóvel. O bem oferecido é avaliado pelo banco com as informações de posse do consumidor e este faz uma avaliação de crédito.

Neste caso o bem deve estar devidamente registrado no nome do profissional autônomo e possuir valor de mercado. Geralmente este tipo possui uma análise de crédito muito mais rápida, além de dispensar a comprovação de renda no pedido do empréstimo.

Como fazer um empréstimo online para autônomo?

Felizmente o profissional autônomo não precisa se desdobrar muito em um processo burocrático para solicitar um empréstimo. As grandes empresas de banco digital e fintechs facilitaram muito o processo e aumentaram a competitividade deste mercado.

Isso fez com que o processo fosse facilitado por todo correspondente bancário no mercado, resumindo o processo em alguns passos. Confira quais são abaixo:

empréstimo para autônomo
  • Pesquise por uma instituição financeira confiável e segura

O primeiro passo nesta caminhada é fazer uma pesquisa minuciosa por um banco, financeira ou fintech. Existem diversos tipos de empresas deste tipo que oferecem o empréstimo para autônomos com diferentes características.

O grande problema é que também existem diversas empresas fajutas que oferecem taxa de juros muito atraentes para aplicar golpes. Uma boa instituição financeira deve possuir uma boa reputação e registro oficial no Banco Central do Brasil, fique atento.

  • Avalie a modalidade de crédito oferecida

Neste mercado competitivo, além de várias opções de instituição financeira, também são oferecidas várias opções de crédito. É importante parar para pensar se o empréstimo para autônomo é a melhor opção, pesquise a fundo para decidir melhor.

  • Escolha o tipo de empréstimo para autônomo

Como vimos, escolha entre uma garantia de um bem ou o crédito pessoal como objeto de avaliação para os bancos.

  • Reúna e entregue os documentos necessários

Os documentos para comprovar renda e documento oficial com foto são sempre solicitados, veja quais são pedidos e entregue corretamente.

  • Aguarde a análise de crédito

Pronto! Basta aguardar até a resposta.

Quais os benefícios do empréstimo para autônomo?

O profissional pode encontrar diversas vantagens no empréstimo para autônomos. Não só no crédito financiamento e investimento em si, mas também no banco que escolher para fazer a contratação.

Isso porque, como sabemos, este é um mercado competitivo com dezenas instituições financeiras procurando se destacar. Para atrair mais clientes oferecem vantagens, como taxa de juros mais baixa, número de parcelas, custo efetivo total CET baixo.

Quando estiver avaliando as opções de instituições bancárias, fique de olho nas vantagens que cada uma delas pode oferecer. Estas vantagens podem ajudar as suas contas no longo prazo, incluindo CPF limpo no SERASA.

Nos tipos de empréstimo para autônomo o consumidor também pode encontrar benefícios. Por exemplo, o empréstimo com um bem como garantia tem o processo de contratação mais simples e rápidas. Além disso possui taxas mais baixas e condições de pagamento flexíveis. Isso acontece, pois, os bancos consideram este tipo de crédito de menor risco.

Além disso, no empréstimo para autônomo independente do tipo possui uma flexibilização maior no uso do dinheiro que outros créditos. E também a possibilidade de conseguir um investimento em vez de um empréstimo em algumas fintechs especializadas.

empréstimo para autônomo

Dicas infalíveis para escolher o melhor empréstimo

O empréstimo para autônomo é um tipo de crédito que possui um processo simplificado e que pode ser facilmente solicitado. Mas existem algumas dicas que podem ser providenciais para conseguir as melhores condições com segurança no pedido de empréstimo.

Separamos para você aqui as principais dicas para escolher o melhor empréstimo para autônomo, confira:

  • Pesquise por diferentes opções

Como sabemos, existem diversos tipos de instituições bancárias a disposição atualmente, faça uma pesquisa abrangente para encontrá-las.

  • Procure por um banco registrado

No processo de pesquisa lembre-se de sempre verificar qual o número de cadastro da instituição bancária no Banco Central.

  • Separe pelo menos 6 meses de extratos bancários

Os extratos bancários servem como comprovante de renda para os autônomos e o banco pode avaliar mais rapidamente a sua análise de crédito.

  • Cultive o seu cadastro positivo

O cadastro positivo é utilizado por todas as instituições bancárias para entender melhor os seus hábitos de pagamento. Mesmo que tenha passado por imprevistos, mantenha as contas em dia para que o cadastro sirva para acelerar o processo. Isso inclui manter seu CPF limpo no SERASA e SPC

Quais os documentos necessários para solicitação de empréstimo?

Os documentos necessários para a solicitação de um empréstimo para autônomo podem mudar de acordo com a instituição financeira escolhida. Porém alguns são sempre solicitados, vamos ver quais são de acordo com o tipo de empréstimo para autônomo:

Empréstimo para autônomo via crédito pessoal

  • Documento oficial com foto
  • CPF
  • Extrato bancário dos últimos 6 meses ou imposto de renda
  • Comprovante de residência

Empréstimo para autônomo via garantia

  • Documento oficial com foto
  • CPF
  • Comprovante de residência (Contas em geral)
  • Documentos de posse de imóvel (Em caso de garantia com imóvel)
  • Documentos de posse de automóvel (Em caso de garantia com automóvel)

Com estes poucos documentos em mãos você já tem tudo o que precisa para solicitar seu empréstimo. Vale lembrar que o tipo de crédito com garantia pede mais documentos, porém tem o processo mais rápido.

Qual o prazo de pagamento para o empréstimo pessoal para autônomo?

Esta é uma questão muito importante para o profissional autônomo avaliar antes de solicitar o crédito. Afinal o número de parcelas influencia completamente em todos os aspetos do empréstimo.

O prazo de pagamento para o empréstimo para autônomo varia muito de instituição financeira para outra. Algumas oferecem prazos maiores e mais flexíveis e outras são mais rígidas com prazos menores.

Em geral, o profissional autônomo pode encontrar instituições bancárias que oferecem um prazo de até 20 anos. Por este motivo é importante sempre pesquisar de forma minuciosa e avaliar bem as opções.

Desta forma você poderá escolher com sabedoria aquele banco que se encaixa melhor em suas necessidades de crédito. Além de poder encontrar condições melhores de empréstimo e manter sua saúde financeira no azul e nome limpo no SERASA.

empréstimo para autônomo

Como saber se o empréstimo para autônomo é confiável?

Esta é uma pergunta muito importante que todo os autônomos devem se fazer antes de contratar um empréstimo. Isso porque, infelizmente, existem diversas empresas fraudulentas neste mercado que querem apenas aplicar golpes.

Para não ser mais um na grande estatística de consumidores que caíram em fraudes e roubos, siga as seguintes dicas:

  • Confira a reputação da instituição financeira

Pesquise por relatos de outros consumidores sobre o banco que está pesquisando. Assim você poderá entender melhor como funciona.

  • Verifique o número de cadastro da instituição financeira no Banco Central

Você não pode pular esta dica! Toda instituição financeira deve possuir um número de cadastro ativo no Banco Central.

  • Pesquise por notícias que envolvem o nome da instituição financeira

As notícias podem revelar que a instituição financeira já se envolveu em algum tipo de fraude. É sempre bom checar.

Perguntas mais comuns