Todos nós estamos sujeitos a passar por imprevistos financeiros em nossas vidas. Na verdade, é normal que estas situações aconteçam eventualmente. É por isso que o empréstimo para negativado pode ser uma boa opção para o consumidor que se encontra nesta situação.

Porém, este tipo de crédito pessoal tem algumas características muito importantes que devem ser avaliadas antes de ser contratado.

Taxas de juros a partir de 1,99%* ao mês

*Sem contar impostos

Visit
De R$2.500 até R$50.000

Taxas de juros do crédito pessoal variam de 1,9% a 9,90%

Dinheiro na conta em até 1 dia útil

Visit

Taxa baixinha, só 1,99%*

* Consulte CET no momento da contratação

Visit

Afinal, o objetivo é resolver um problema e não criar mais um, não é?! Por isso, falaremos neste artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre o empréstimo para negativado. Assim você pode ponderar se esta é a melhor opção para a sua situação.

O que é um empréstimo para negativado? Como funciona?

Para começar este artigo com o pé direito, vamos entender o que é e como funciona o empréstimo para negativado. O empréstimo para negativado é um tipo de empréstimo pessoal focado em consumidores que possuem algum tipo de restrição. Restrição que geralmente é verificada junto à órgãos de proteção ao crédito, órgãos que detém as informações de devedores.

É um tipo de crédito pessoal oferecido por instituições financeiras, bancos e fintechs que se dispõem a correr riscos maiores. Isso acontece, pois, estas instituições entendem que consumidores inadimplentes tendem a ser mal pagadores no futuro.

O empréstimo para negativado funciona como qualquer outro tipo de empréstimo pessoal. Em geral, as únicas diferenças são o público alvo e algumas taxas. Além disso, é comum que as instituições utilizem garantias como automóveis ou imóveis para a liberação do crédito. Isso acontece como uma forma alternativa à análise de crédito que geralmente acontece em empréstimos tradicionais.

O público alvo são consumidores com CPF negativados em órgãos de proteção ao crédito e taxa de juros mais altas. Taxas de juros maiores são justificadas pelo nível de risco que as instituições bancárias correm liberando este tipo de crédito.

empréstimo para negativado

Quem pode conseguir este tipo de empréstimo?

Para este tipo de crédito não existem muitas restrições diretas a quem pode solicitar uma análise de crédito. O ideal é que o solicitante possua algum tipo de bem como um imóvel ou automóvel para oferecer como garantia. Ou em alguns casos, pode solicitar o crédito para negativado com um avalista como garantia.

Em teoria, todos podem solicitar o empréstimo para negativados seja aposentado e pensionista, funcionário público, pessoa jurídica ou pessoa física. Deve se atentar a que tipo de garantia este solicitante pode oferecer à instituição financeira para que ela entenda que é possível liberar o crédito. Pois a garantia aumenta as chances de uma aprovação pois demostra maior segurança para a instituição.

Além disso, deve estar ciente que este tipo de empréstimo para negativado online possui tarifas e taxa de juros altas.

Tipos de empréstimo para negativado

Como vimos, os empréstimos para negativados podem ser solicitados por diversos tipos de consumidores. Porém as instituições financeiras precisam de garantias para liberar este crédito. Existem vários tipos de empréstimo pessoal para negativado com diferentes tipos de garantia, veja abaixo quais são.

Consignado

Este é o tipo mais comum de dinheiro para negativado, serve para o consumidor negativado que pode comprovar sua renda. Só pode solicitar o empréstimo consignado os aposentados e pensionistas, funcionários públicos e funcionários de empresas privadas conveniadas.

Isso acontece, pois, a instituição financeira debita o valor da parcela do empréstimo consignado diretamente da conta do solicitante. O pagamento da parcela está atrelado ao recebimento de salário ou benefício do solicitante e diminui os riscos para a instituição.

Garantia de automóvel

Assim como o nome sugere, este tipo de crédito pede como garantia o automóvel do solicitante. Desta forma o bem fica atrelado ao crédito e pode ser tomado em caso de inadimplência.

O automóvel deve estar devidamente quitado e no nome do solicitante para que o crédito seja aprovado.

Garantia de imóvel

Assim como o tipo anterior, este pede como garantia o imóvel quitado e no nome do solicitante como garantia de empréstimo. Podem ser casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais.

Empréstimo para negativado autônomo

O profissional autônomo negativado pode escolher esta opção, mas deve comprovar sua renda. Pode ser através de extratos, comprovantes e etc.

Poucas instituições financeiras oferecem este empréstimo pessoal e a taxa de juros é uma das mais altas do mercado.

empréstimo para negativado

Vantagens

O empréstimo para negativado online tem características bem específicas que podem se encaixar para um perfil mais específico. Para entender melhor, separamos as principais vantagens do empréstimo com nome sujo abaixo.

  • Várias opções de instituições bancárias

A internet disseminou o surgimento de diversos bancos digitais, fintechs e financeiras digitais. O mercado ficou tão competitivo que estas plataformas oferecem boas vantagens para se destacar. O consumidor pode aproveitar estas vantagens para conseguir crédito mais facilmente e com condições melhores.

  • Tempo de análise de crédito baixo

Para qualquer um dos tipos de empréstimo seguro para negativado que vimos anteriormente. O processo de análise de crédito não passa de 24 horas assim como em um cartão de crédito.

  • Boa alternativa para negativados

Os consumidores que possuem seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito acabam sofrendo para contratar um crédito. Negativados geralmente são descartados pelas instituições financeiras sem muita cerimônia.

Por isso o empréstimo urgente para negativado é uma boa opção para quem se encontra nesta situação.

  • Várias opções de quitação

Com a competição entre as instituições financeiras é comum encontrar condições facilitadas de pagamento. O solicitante pode pagar a vista com desconto ou várias parcelas de uma vez caso queira. Isso após passar por seu período de dificuldade financeira como comumente acontece.

Quais os riscos de fazer um empréstimo para negativado?

Porém, como nem tudo são flores, existem alguns riscos que o consumidor deve estar ciente antes de contratar este crédito. Vamos ver quais são abaixo.

Golpes e Fraudes

Neste tipo de empréstimo pessoal é comum encontrar consumidores desesperados por estarem passando por aperto financeiro. Existem diversas instituições fraudulentas e golpistas com olhos neste tipo de consumidor para aplicar golpes.

O objetivo é se aproveitar do momento de fragilidade e oferecer alguma proposta difícil de se recusar e então aplicar um golpe. O consumidor deve estar atendo, sempre verificando a instituição financeira, esta deve ter cadastro ativo no Banco Central do Brasil.

Custos mais altos

Todos os custos em crédito para negativado são maiores que a média em outros tipos de crédito. Isso acontece, pois, as instituições financeiras assumem maior risco liberando crédito para consumidores que possuem histórico negativo de pagamento.

empréstimo para negativado

Como conseguir o seu empréstimo online?

Esta é uma grande vantagem para o consumidor que precisa de um crédito para negativado. Atualmente ele pode solicitar uma análise de crédito facilmente pela internet.

Existem diversas plataformas financeiras online que oferecem boas opções de empréstimo para negativado. O consumidor precisa apenas pesquisar bem por uma instituição financeira segura.

Ter seus documentos em mãos para fazer a solicitação é vital para a rapidez do processo. Faça o cadastro na instituição, insira os dados e solicite a análise de crédito. Geralmente, o processo não leva mais do que 24h para que você obtenha a resposta.

Qual a melhor opção de empréstimo para negativado?

A melhor opção de empréstimo para negativado é o empréstimo consignado. Nele as taxas são menores e são oferecidas diversas vantagens ao consumidor.

Porém, este tipo é oferecido apenas para aposentados e pensionistas, funcionários públicos e funcionários de empresas conveniadas. Caso você não se encaixe nestes perfis, a sua melhor opção seria o crédito com imóvel ou automóvel como garantia.

Os custos são medianos com relação a média dos créditos oferecidos e é possível encontrar vantagens em algumas instituições. Com uma boa pesquisa é possível encontrar opções que se encaixem melhor em seu perfil.

Principais cuidados na hora de contratar um empréstimo para negativado

É muito importante tomar cuidado no momento de contratar um empréstimo para negativado. Diversos golpes e fraudes são aplicados todos os dias neste mercado. A vítima é sempre um consumidor desesperado por um empréstimo urgente para negativado, os seguintes cuidados são necessários:

Pesquise e avalie a instituição financeira

Vimos como o mercado está abarrotado de instituições fraudulentas. Por isso é importante verificar se a instituição financeira, fintech ou banco é confiável e seguro. Para isso verifique se esta possui o registro ativo no banco central do brasil.

Faça o planejamento

Muitos negativados podem acabar cavando buracos financeiros mais fundos contratando um crédito do que resolvendo seu problema. Isso acontece muitas vezes por falta de planejamento.

Por isso, esteja atento aos seus limites e saiba exatamente onde está pisando para que sofrer dores de cabeça posteriormente.

Haja com cautela

Um imprevisto financeiro urgente pode fazer com que você haja por impulso e este pode ser o início de um erro maior. Vá com calma e avalie as opções juntamente com o seu planejamento para fazer a melhor escolha que se adeque à sua situação.

Vale a pena pedir um empréstimo para pagar dívidas?

O empréstimo para negativado pode servir para pagar dívidas anteriores apenas se estas dívidas tiverem juros muito mais altos. Este é o único cenário onde contratar uma nova dívida para cobrir outra faz sentido financeiramente falando.

Afinal, o objetivo de todos os consumidores neste mercado é acabar com suas dívidas, não contrair mais.

empréstimo para negativado

Dicas para quem está negativado

O empréstimo para negativado pode ser uma boa opção para quem se encontra nesta situação. Porém o ideal é ter o seu CPF limpo em órgãos de proteção ao crédito. Para isso separamos algumas dicas importantes para quem está negativado, confira.

Faça um planejamento financeiro

A primeira dica é fazer um bom planejamento financeiro. Este planejamento deve conter os seus ganhos e gastos na ponta do lápis. Em geral, uma boa gestão do dinheiro mensalmente pode evitar que você acabe negativado.

Basta montar o planejamento de acordo com a sua realidade e segui-lo de forma correta.

Negocie suas dívidas

É possível negociar todas as suas dívidas, basta se informar e entrar em contato com o credor. Em geral, são oferecidas boas opções de quitação, principalmente à vista.

Mas você também pode parcelar suas dívidas e pagar com cartão de crédito corretamente para que seu CPF continue no azul. Ou pode optar por um crédito financiamento.

Pague as contas em seu nome em dia

Uma dica simples que ajuda muito o consumidor é pagar as contas comuns mensais que estão em seu nome em dia. Estas contas são monitoradas e podem mostrar que o consumidor é um bom pagador e melhorar sua imagem.

Perguntas mais comuns