O empréstimo sem comprovação de renda é uma das opções mais procuradas por quem não tem todos os requisitos necessários para contratar empréstimos tradicionais. Esta é uma das dezenas de opções de crédito que podem servir para diferentes perfis de consumidor.

Com tantas opções disponíveis uma dúvida pode ecoar em sua mente. Será que empréstimo sem comprovação de renda é a melhor opção?

Taxas de juros a partir de 1,99%* ao mês

*Sem contar impostos

Visit
De R$2.500 até R$50.000

Taxas de juros do crédito pessoal variam de 1,9% a 9,90%

Dinheiro na conta em até 1 dia útil

Visit

Taxa baixinha, só 1,99%*

* Consulte CET no momento da contratação

Visit

É isso que responderemos neste artigo completo para que você possa entender se esta é a melhor opção para você. Preste bem atenção a cada tópico abaixo e leita até o final.

O que é um empréstimo sem comprovação de renda? Como funciona?

Como seu nome sugere, é um tipo de crédito que não exige do solicitante os documentos que comprovem sua renda. Pois a maioria dos créditos de instituições financeiras exigem do solicitante o comprovante, são empréstimo com comprovante de renda.

Por isso este tipo de empréstimo é voltado para pessoas que não dispõem deste documento por diversos motivos. Estas pessoas podem recorrer ao empréstimo sem comprovação de renda tendo em vista que não se qualificam para outros créditos.

Em geral, o empréstimo sem comprovação de renda funciona como todos os outros tipos de crédito no mercado. Uma instituição financeira oferece este tipo de empréstimo pessoal com condições mais restritivas pois o risco de inadimplência é maior.

Quais são as opções de empréstimo sem comprovação de renda?

Como este tipo de empréstimo não exige um comprovante de renda de seu solicitante, existem outras formas de assegurar renda. Trabalhadores autônomos que não possuem uma renda fixa mensal, podem solicitar este tipo de empréstimo pessoal ou empréstimo para autônomo.

Para isso, existem algumas opções de empréstimo sem comprovação de renda que utilizam outros tipos de verificação de renda. Os tipos que você pode encontrar são:

Garantia

Este tipo também é conhecido como alienação fiduciária e é um tipo muito utilizado entre consumidores brasileiros. Em resumo, o consumidor oferece um bem como garantia para que o empréstimo pessoal seja liberado sem precisar comprovar renda.

Desta forma aquele bem fica associado à dívida e pode ser tomado pela instituição financeira em caso de inadimplência. O consumidor não precisa informar a finalidade e a análise de crédito pode ser feita com automóveis e imóveis.

Avalista

O avalista serve como uma espécie de garantia para o empréstimo onde outro consumidor solicita o valor. Ou seja, uma pessoa pode indicar um parente ou amigo como avalista e esta pessoa se responsabiliza pelo empréstimo pessoal.

O avalista deve comprovar renda e que pode pagar pela dívida caso o consumidor não cumprir com o contrato. Funciona de forma parecida aos aluguéis de imóveis.

Microcrédito

O microcrédito é exclusivo para empreendedores que precisam de crédito para a sua empresa. Por ser direcionado a pessoa jurídica, mas a análise de crédito tende a ser mais burocrática.

Por isso o solicitante deve apresentar uma série de documentos e informar onde o valor recebido no crédito será gasto. 

empréstimo sem comprovação de renda

Quais os riscos de fazer um empréstimo sem comprovação de renda

É importante que o consumidor esteja ciente que este tipo de crédito tem taxa de juros e processos mais burocráticos que outros. Isso acontece, pois, a instituição financeira entende que está correndo maior risco e precisa equalizar a balança.

Por isso este tipo de empréstimo apresente taxas de juros mais e consequentemente parcelar mensais mais altas. No processo de avaliação e escolha do crédito é importante pesquisar bem.

A pesquisa precisa englobar não só os tipos de crédito, mas também a confiabilidade das instituições financeiras. Para que o consumidor não acabe caindo em algum tipo de fraude e/ou golpe.

É sobre isso que falaremos no próximo tópico, continue lendo.

Como escolher um bom empréstimo sem comprovação de renda?

O momento de procura de um empréstimo sem comprovação de renda pode levar o consumidor a agir com pressa. Porém este pode ser um erro fatal, pois pode levar a tomar a decisão errada e trazer problemas piores posteriormente.

Existem alguns passos que o consumidor deve seguir para escolher um bom crédito, são eles:

Pesquise por uma instituição financeira confiável e segura

Você pode encontrar diversas instituições financeiras, bancos e fintechs que oferecem este tipo de empréstimo. Avalie todas as opções por sua reputação e pelo seu cadastro oficial no Banco Central do Brasil.

Avalie a modalidade de crédito oferecida

Felizmente um ambiente competitivo entre estas plataformas se estabeleceu no mercado brasileiro. Isso significa que várias delas oferecem vantagens de tipos diferentes para se destacar.

Pesquise bem e entenda o que cada uma tem a oferecer e quais se encaixam no que você precisa.

Verifique todas as taxas de juros e custo efetivo total cet

Esta competitividade também ajuda quanto às taxas de juros e tarifas que, em alguns casos, podem ser ligeiramente menores. Pesquise com paciência pois uma porcentagem e custo efetivo total cet um pouco menor pode fazer a diferença.

Compare as opções

Separe todas as opções que se encaixaram no que você precisa. Faça uma última avaliação para fazer a sua escolha de forma consciente.

Defina qual a melhor para o seu perfil

Com tudo em mente, escolha a melhor para o que necessita e inicie o processo de solicitação.

empréstimo sem comprovação de renda

Como conseguir empréstimo sem comprovação de renda urgente

Para o consumidor que estiver precisando de crédito urgente para resolver algum problema. Pode encontrar facilmente uma instituição financeira que ofereça um emprestimo online sem comprovar de renda.

Com a instituição financeira escolhida, basta enviar os documentos de identificação e um comprovante de residência para iniciar o processo. Em caso de crédito com garantia, um processo mais burocrático será iniciado e você precisará esperar mais.

Porém, o correspondente bancário pode concluir o processo de avaliação de seu perfil em poucos dias úteis. Algumas fintechs prometem prazos menores, juros baixos e mais eficiente. Por isso é importante fazer uma boa pesquisa antes da escolha final.

Dicas infalíveis para conseguir um empréstimo 

Para facilitar o seu processo para contratar um empréstimo, separamos dicas infalíveis que irão te ajudar na jornada. Acompanhe as dicas abaixo:

Certifique-se que seu CPF não está negativado

Pode parecer óbvio, mas esta é uma dica muito importante para o consumidor que quer conseguir um empréstimo deste tipo. Em nenhuma instituição financeira ele encontrará condições que aceitem negativados, mesmo com juros altos.

Confira junto aos órgãos de proteção ao crédito para ter certeza que seu nome não foi negativado por qualquer motivo.

Pesquise por fintechs de crédito

A grande competitividade que se instaurou neste mercado aumentou de forma impressionante nos últimos anos. Isso aconteceu pois várias fintechs financeiras nasceram.

Estas plataformas tem como objetivo tornar as operações financeiras mais baratas, fáceis e ágeis. Por isso várias soluções interessantes são oferecidas por elas, como juros baixos.

Vale a pena pesquisar por estas plataformas, para pagar menores juros, taxas e participar de processos mais eficientes de crédito.

Prefira o crédito com garantia

O crédito com garantia é mais indicado pois pode oferecer taxa de juros menores e condições mais amigáveis. Pois as instituições financeiras entendem que o risco de crédito é menor.

Por isso, se possível prefira o emprestimo sem comprovar renda com garantia e juros menores.

empréstimo sem comprovação de renda

Importância do histórico de pagamento

Empréstimos sem comprovação de renda tendem a avaliar outros aspectos na vida financeira do solicitante. Isso significa encontrar bons motivos para criar uma imagem de bom pagador do mesmo.

Por isso ter um bom histórico de pagamento é quase obrigatório para conseguir este empréstimo pessoal sem comprovação de renda. Além de não poder ter o seu nome em órgãos de proteção ao crédito, é claro.

O consumidor deve possuir um bom histórico de pagamentos, pelo menos no médio prazo. Isso mostra à instituição financeira que o consumidor tem um perfil de bom pagador e isso diminui seus riscos.

Contas em seu nome pagas em dia, cpf limpo e extrato de conta corrente com rendimento mensal podem ajudar e os juros são menores.

Principais cuidados na hora de fazer um empréstimo

Como todo tipo de crédito, este precisa de cuidados simples que fazem toda a diferença. Vamos ver abaixo quais os principais cuidados que você deve ter ao contratar empréstimo:

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo para escolher um bom empréstimo que atenda às suas necessidades. Entender de uma perspectiva mais ampla qual a sua situação financeira e qual o impacto do crédito em sua vida.

Pesquisa

Como já citamos neste artigo, a pesquisa por um bom empréstimo, um bom correspondente bancário e boas condições é vital. Assim você evita golpes e fraudes e erros na escolha que poderão custar mais caro que juros posteriormente.

Paciência

Mesmo em situações de extrema emergência financeira, é importante manter a calma e ter paciência. Muitas decisões prejudiciais podem ser tomadas em momentos de desespero financeiro.

Em sua maioria, estas decisões podem afundar ainda mais a sua situação como um todo. Por isso tenha paciência e foco para encontrar a melhor opção para a sua situação.

empréstimo sem comprovação de renda

Onde conseguir um empréstimo sem comprovação de renda?

Empréstimos sem comprovar renda podem ser encontrados principalmente nas seguintes plataformas:

  • Instituições financeiras
  • Bancos digitais ou tradicionais
  • Fintechs financeiras

Cada uma das opções acima possui suas próprias características, vantagens e desvantagens. Todas elas devem ser avaliadas para entender qual oferece a melhor opção para a sua situação.

Perguntas mais comuns sobre empréstimo sem comprovação de renda